Tags

, , ,

Não há dúvidas que uma cabeceira de cama é essencial para a decoração do quarto, mas quando a gente se muda as presas e sem muito dinheiro sobrando a cabeceira é uma das coisas que passa batido, e não foi diferente com o meu namorado. Quando ele trocou a cama por um box eu sabia que a existência de uma cabeceira ali seria por minha conta. Como eu tinha umas chapas de MDF sobrando aqui em casa tava fácil decidir, eu iria fazer uma cabeceira, e eu queria uma cabeceira estofada!

Cabeceira 03

Para fazer a cabeceira você não precisa de muitos materiais e o passo-a-passo é simples, basta de um dia de inspiração e dedicação. Eu usei uma tarde de sábado livre e mãos a obra!

Materiais

  • Chapas de MDF (No meu caso eu usei as que eu tinha no tamamho de 60x54cm, mas você pode usar qualquer tamanho que tiver ou quiser, basta seguir o tamanho da sua cama)
  • Espuma ou Manta Acrílica  (Eu usei a manta acrílica porque achei que seria mais fácil cortar e manusear)
  • Tecido (Cuidado na escolha, eu acabei escolhendo um tecido preto que pega muito fiapo :/)
  • Tesoura
  • Régua
  • Grampeador de pressão ( Realizei um sonho comprando esse grampeador. Aqui em Curitiba você acha de vários modelos e vários preços. O que eu comprei é um intermediário e gastei uns R$38,00 no grampeador com os grampos)

Materiais

Antes de tudo! 

A primeira coisa antes de comprar as chapas de MDF, o tecido e a espuma é fazer um pequeno estudo de quanto de cada material você irá precisar. Como eu já tinha 4 chapas de 60×54 cm eu aproveitei que o tecido vem num tamanho padrão de 1,80 cm de largura e calculei quanto de comprimento eu precisaria. E também decidi que iria usar 3 camadas de manta de acrílico por chapa então quando fui até a loja já sabia exatamente quanto eu queria. Nessa hora é importante lembrar de deixar sobras para poder grampear o tecido na parte de trás da chapa, e também calcular um pouquinho a mais por garantia.

Passo 01

Depois que o projeto está pronto e você já tem todo o material é fácil. Primeiro eu recortei todos os quatro tecidos que iria usar para revestir as chapas de MDF que eu iria usar sempre lembrando de deixar 10cm de sobra para todos os lados. Eu deixei 10cm por “aproveitamento de corte” mas você deve levar em conta a espessura da espuma que você irá usar e deixar o necessário. Confesso que esses 10cm foram um exagero, no meu caso uns 5cm já seriam suficientes.  E para facilitar a vida também já deixei todas as mantas recortadas no tamanho exato da chapa, pois elas não precisam ir até atrás.

Passo 02

Passo 03Eu fiquei com medo de a manta acrílica “escorregar” com o tempo e para garantir eu grampeei ela na chapa, mas confesso que depois que terminei de encapar a chapa com o tecido achei que esse passo foi desnecessário. Enfim, se na hora de grampear o tecido você deixar bem justinho acho que não corre esse risco, mas se você tiver o mesmo receio que eu já sabe o que fazer. CUIDADO!  Na foto dá pra ver que as duas chapas são diferentes certo? Uma é branca e a outra é marrom. Isso aconteceu porque as chapas que eu tinham já eram laminadas, e nesse laminado branco o grampeador não deu conta de furar. Sei lá do que é feito isso, mas entortava o grampo e nada de grampear. A dica é cuidar com o material que você vai usar. Se você for comprar o MDF pode comprar o MDF CRU mesmo e não corra esse risco!

Passo 03

Depois disso é só colocar o tecido por cima de tudo e sair grampeado! :) Só cuidado com o acabamento dos cantos, faça alguns testes de como você quer fazer o acabamento dos cantos fique e siga sempre o mesmo padrão para que todas as chapas fiquem iguais. Por isso também é importante sempre cortar todos os tecidos do mesmo tamanho, assim não dá zica nessa hora! As duas fotos são de peças diferentes porque a louca aqui se empolgou com o grampeador e esqueceu de tirar as fotos.. haha

Passo 04

Enfim, depois é só repetir o passo nas outras chapas e pronto, tua cabeceira estofada está prontinha só esperando para ser colocada na parede!

Cabeceira 01 Cabeceira 02 Cabeceira 03

Detalhe! Eu esqueci de tirar foto do passo-a-passo colocando a cabeceira no seu devido lugar mas depois posto algumas fotos para vocês. Para fixar a cabeceira na parede eu usei alguns suportes para quadros, usei dois em cada chapa e coloquei uns preguinhos na parede para pendurar! A primeira a testar o conforto da nova cabeceira estofada foi essa lindeza ai! Aprovada pela Teka, que não queria deixar a gente levar a cabeceira para casa do namorado!

Cabeceira 04

Espero que vocês tenham gostado e que se inspirem para fazer as suas também! Vou ficar esperando as fotos de quem fizer, ou de quem já fez a sua! :)

Aproveitem para curtir a página do CUP DESIGN no Facebook e receber nossas atualizações em primeira mão.

Tem alguma dúvida ou sugestão!? Então entre em contato pelo e-mail contato.cupdesign@gmail.com ou comente aqui!

Ahh também estamos no Instagram! Segue lá! ;)

