Tags

, , ,

No post sobre escadas funcionais uma das que mais chamou atenção foi a escada com adega, e depois disso eu fui atrás de mais informações sobre esse tipo de escada e descobri que na verdade não é uma escada com adega, e sim uma adega subterrânea!

Nomeada como The Spiral Cellar, o sistema foi projetado pelo Francês Georges Harnois, em 1977, quando ele chegou a conclusão que não haviam muitas casas na França com um espaço adequado para o armazenamento de vinhos. Algumas casas possuíam porões que acabaram sendo utilizados para guardar os vinhos, e nas que não possuíam, os vinhos eram guardados nas garagens, sem uma acomodação adequada. Em 1976, uma onde de calor acabou com os vinhos dos colecionadores que não tinham onde guarda-los e foi o estopim para Harnois criar sua adega.

A adega pode ser construída em qualquer parte da casa, geralmente localizada nas cozinhas, salas de jantar, estar ou garagem mas precisam primeiro passar por uma inspeção para garantir que a circulação de ar seja apropriada para manter a temperatura necessária.

O sistema funciona com tubulações onde por uma lado entra o ar frio empurrando o ar quente, que já tende a subir pelas leis da física, para o outro extremo, o que mantem a adega com uma temperatura ideal para o armazenamento dos vinhos.

Os tamanhos variam da quantidade de garrafas de vinhos que você deseja armazenar. Começam com uma profundidade de 1,35m e 650 garrafas no valor inicial de 20 mil reais com a instalação completa, ou 15 mil se você já tiver o buraco e podem chegar até 3 metros com 1.850 garrafas no valor inicial de 41 mil com a instalação completa, ou 32 mil se você já possuir o buraco.

De acordo com o site do fabricante das adegas espirais, o Spiral Cellar LTD, já foram construídas mais de 20 mil adegas na França, e mais de 3 mil no Reino Unido onde eles operam desde 1981.

Gostou!? Então click aqui e veja mais fotos e mais informações sobre as Spiral Cellar.

Curta a página do CUP DESIGN no facebook e acompanhe o blog em primeira mão!

 

 

Anúncios