Tags

, , ,

O que era para ser um simples projeto de duas casas de férias para dois irmãos em Nova York virou um cálculo matemático complexo nas mãos do arquiteto William O’Brien Jr.

O’Brien resolveu fazer esse projeto baseado no princípio matemático de “dissecação” que afirma que quaisquer dois polígonos regulares com áreas iguais podem ser divididos em conjuntos de formas semelhantes. O que isso significa? Significa que O’Brien criou duas casas em formatos diferentes, uma hexagonal e outra retangular, com o mesmo “conjuto de peças”. Primeiro criou um dos projetos em forma de polígono regular, depois dividiu em 5 partes e depois reconfigurou essas partes em outro formato, criando as duas casas “twins”. Entre as casas O’Brien projetou um espaço destinado ao plantio de trigo, milho, frutos e legumes de folhas que, conforme a época do ano, irão dividir visualmente as duas casas porém ainda sim manterão uma ligação mais intima que está associada ao cultivo comunitário dessa horta pelas duas famílias. O’Brien ainda se preocupou em preservar o meio ambiente e criou um sistema de coleta de água nos telhados das duas casas que chegam subterraneamente para a irrigação da horta.

Um projeto complexo com uma resolução minimalista de muito bom gosto, que ganha destaque pelas contínuas janelas horizontais que privilegiam a vista da floresta ao redor das casas.

Se você gostou do projeto e quer ver mais imagens, ou quer entender um pouco mais do conceito utilizado por William O’Brien Jr click aqui. Site em inglês.

Anúncios